Pesquisar este blog

Número de Visitas

sábado, 1 de outubro de 2011

Peça no Rio tem descrição de cenas para crianças cegas

O espetáculo está quase começando. Enquanto a plateia se acomoda nas cadeiras do teatro, Acauã Aetê da Silva Pozino, 10, toca todo o cenário, acompanhado pela audiodescritora Nara Monteiro, 45. Acauã é cego e a profissional vai ajudá-lo a acompanhar a peça "Leonel Pé de Vento", descrevendo, através de um fone, tudo o que está se passando no palco.

Quando as luzes se apagam, Nara vai para uma cabine e conta tintim por tintim o que acontece nas cenas da peça para as pessoas que não conseguem ver. Ela diz como é a roupa dos atores, fala da quantidade de pessoas em cena, das caras que elas fazem, entre outras coisas.

"Dá pra compreender perfeitamente. Me mostraram o cenário pra eu ver onde as coisas estavam posicionadas", explicou o menino. "Gostei muito", comentou.

É LEI

De acordo com o decreto 5296/2004, as salas de espetáculo devem dispor de um sistema adequado para a pessoa com deficiência, como o intérprete de Libras, a língua brasileira de sinais. Hoje, no Rio, somente duas peças infantis obedecem à regra, mas outras estão para adotar o sistema.

Cenas de "Leonel Pé de Vento", que está adaptada para crianças com necessidades especiais
"É inconcebível fazer peças e não pensar nisso", disse o diretor Diego Molina, que disponibilizou o sistema em "Francisco e o Mundo", no Teatro do Jockey, zona sul carioca.

Segundo a diretora de produção Isabel Themudo, do musical "Emilinha e Marlene - As rainhas do rádio", em cartaz no Maison de France, no centro, o sistema é caro, mas, quando há incentivo, ela torna seus espetáculos acessíveis. É o que acontecerá com a peça, que no fim deste mês contará com audiodescrição.

"É um serviço caro porque exige uma experiência e não tem muita empresa que faz, mas quero implementar em todos os meus projetos", diz.

COMO FUNCIONA

Em um espetáculo, o intérprete de Libras se posiciona no canto do palco, à frente dos atores. Ele então interpreta todas as falas dos personagens.

No caso das pessoas cegas, antes de se sentarem, elas recebem um fone de ouvido. Quando o espetáculo começa, um profissional descreve tudo o que está se passando no palco, fala do figurino, do número de atores em cena, entre outros.

Cenas de "Leonel Pé de Vento", que está adaptada para crianças com necessidades especiais

CINEMA ACESSÍVEL

Como outubro é mês das crianças, o Centro Cultural Banco do Brasil preparou uma sessão especial para as crianças, incluindo as com deficiência auditiva e visual.

Nos dias 8 e 9, a mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito exibirá o filme "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes", de graça. O projeto existe há sete anos e exibe filmes nacionais recentes com legendas e audiodescrição.



FONTE: SOUTO, Luiza para FOLHA.COM de 26/09/2011 - 14h09  http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/981041-peca-no-rio-tem-descricao-de-cenas-para-criancas-cegas.shtml

Crédito da divulgação da notícia para o grupo: Larissa Reis

Nenhum comentário:

“Seus filhos não são seus filhos.

São os filhos e filhas da vida, desejando a si mesma.
Eles vêm através de vocês, mas não de vocês.
E embora estejam com vocês, não lhes pertencem.
Vocês podem lhes dar amor, mas não seus pensamentos,
pois eles têm seus próprios pensamentos.

Vocês podem abrigar seus corpos, mas não suas almas,
pois suas almas vivem na casa do amanhã,
que vocês não podem visitar, nem mesmo em seus sonhos.

Vocês podem lutar para ser como eles,
mas não procurem torná-los iguais a vocês.
Pois a vida não volta para trás, nem espera pelo passado.
Vocês são o arco de onde seus filhos são lançados como flechas vivas.

O arqueiro vê o alvo no caminho do infinito
E ele curva vocês com Seu poder, para que suas flechas possam ir longe e rápido.

Deixem que o seu curvar-se na mão do arqueiro seja pela alegria:
Pois mesmo enquanto ama a flecha que voa, Ele também ama o arco que é firme."

Kahlil Gibran